13 de jun de 2010

Apresentando uma nova narradora

"Dali pintando Gala de costas" - Salvador Dali (1973)

Logo quando conheço uma pessoa, finjo não reparar em seu olhar de perguntas. Com o passar do tempo, quando me aproximo mais de perto, invariavelmente as pessoas me perguntam sobre quem eu sou. Não basta saberem de meu presente. Meu passado – posso fazer mais quantas intervenções cirúrgicas forem imagináveis – está inscrito em minhas diferenças.

Certa vez me falaram que o remendo é que denuncia o rasgado. E os remendos sempre me foram necessários. O nome que consta em minha certidão de nascimento é um que eu não uso. Fui chamada assim por muito tempo. Nunca desgostei desse nome. Ele diz quem fui por muito tempo. Quem fui criado para ser. Mas o risco do meu bordado foi (e é) feito por mim. Por mais que no inicio eu me agonizasse em linhas traçadas por outros, embolando-me no novelo, busquei outras portas.

Não foram as roupas que me fizeram melhor. Nem tão pouco meus cabelos que deixei crescer, também os hormônios não me mudaram tanto assim. Nem mesmo a cirurgia para mudança de sexo. Também não foi meu primeiro amor, nem o primeiro beijo ou a primeira relação amorosa. Descobrir-me quando imaginei minha primeira personagem.

Por mais que eu tenha a criado como minha imagem e semelhança, fiz questão de colocá-la em um mundo sem olhares com perguntas. Deixei o estranhamento para outra história. A da personagem que criei, eu reservei para tratar só de seus espantos. O dos outros ela nem os conhece. A personagem nem chega a me olhar quando nos cruzamos na rua de tão metida dentro de si.

Sim, também não importa saber de onde eu vim, onde estou, para onde vou. A personagem nasceu de dentro de meu armário repleto de sombras, no momento em que eu o abria para pegar meu casaco. Num dia de frio, as idéias sempre se escondem ao fundo do armário, um dia alguém me disse isso.

(E esta narradora vai entrando no armário. E as luzes do palco se apagando.)

3 comentários:

  1. que aconchegante seu blog! já coloquei no meu favoritos... escreve mais!

    ResponderExcluir
  2. Queremos parabenizar pelo site e aproveitar para convidar você a visitar nosso blog www.cordelirando.blogspot.com onde você poderá ler o mais recente cordel intitulado VISÃO DO "STF" SOBRE A LEI FICHA LIMPA.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Camila e Salete! Sejam bem-vindas!

    ResponderExcluir